Doutorado

1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

 

PGBIO0039 - Tese de Doutorado (0 créditos, 0 horas)

 

PGBIO0002 - Biodiversidade Amazônica (3 créditos, 45 horas).

Ementa: Biodiversidade: a flora, a fauna e a microbiota amazônica. Medidas de diversidade de espécies. Fatores locais, regionais e globais que influenciam a composição e diversidade de espécies. Valoração da biodiversidade. Perspectivas de conservação e uso sustentável da biodiversidade amazônica.

 

PGBIO0004 - Bionegócios e Marcos Regulatórios em Biotecnologia (3 Créditos, 45 horas)

Ementa: Conceito de biotecnologia e as principais rotas biotecnológicas. Organização da pesquisa em biotecnologia: projetos integrados e redes de pesquisa. Prospecção biotecnológica e gestão do conhecimento. Aspectos legais da biotecnologia: biosegurança, propriedade intelectual e acesso ao patrimônio genético. Aspectos éticos relacionados às biotecnologias. Biotecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

PGBIO0005 - Estágio Docência (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Desenvolvimento de um programa de treinamento acadêmico - didático auxiliando um professor responsável na ministração de uma disciplina de graduação na área de biodiversidade ou conservação ou biotecnologia. O estágio deverá ser supervisionado pelo professor responsável pela disciplina e pelo orientador, sendo que no início do semestre letivo o aluno em concordância com o professor responsável e pelo orientador apresentará à Coordenação Estadual do PPG-BIONORTE o plano de atividades a serem desenvolvidas no período. No final do estágio o professor responsável e o orientador encaminharão à Coordenação do Programa a avaliação do aluno baseada no desempenho didático.

 

PGBIO0003 - Prospecção, Conservação e Uso de Recursos Genéticos (3 Créditos, 45 horas)

Ementa: Recursos Genéticos: conceitos; importância para a Amazônia. Prospecção e coleta; relevância, conceitos básicos, princípios, práticas, herbários; intercâmbio e quarentena; conservação in situ e ex situ; caracterização e avaliação; regeneração e multiplicação; documentação e informação. Bancos e coleções de germoplasma. Uso do germoplasma. Visitas a bancos de germoplasmas.

 

PGBIO0001 - Seminários em Biodiversidade, Conservação e Biotecnologia (2 Créditos, 30 horas)

Ementa: Seminários sobre biotecnologia e desenvolvimento sustentável serão proferidos por docentes e pesquisadores das instituições envolvidas no programa de pós-graduação e também de outras instituições de ensino e pesquisa, de agências de fomento e do setor empresarial. O corpo docente também participará apresentando os projetos de tese ou resultados do trabalho de tese.

 

2. DISCIPLINAS OPTATIVAS:  

PGBIO0006 - Bases Ecológicas da Conservação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: História, epistemologia e teoria da ecologia em seus diferentes níveis hierárquicos. Conceito de população. Estudos de densidade e de abundância relativa. Conceitos relativos aos ritmos, índices, taxas e capacidade de sustentação. Oscilações cíclicas, regulação, dispersão e bioenergética. Estrutura das populações, interações interespecíficas positivas e negativas. Utilização desses conceitos para embasar, uma análise crítica dos paradigmas da Conservação da Biodiversidade, enfatizando sua fundamentação teórica e sua aplicação na conservação in situ e ex situ de espécies, comunidades e ecossistemas.

 

PGBIO0007 - Controle Biológico (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Histórico, conceitos e definições em controle biológico de doenças e pragas. Vantagens e limitações. Agentes de controle biológico. Estratégias de controle biológico. Taxonomia e principais características dos principais agentes de controle biológico. Métodos de criação massal e liberação no campo. Aspectos de biossegurança e legais associados ao controle biológico.

 

PGBIO0008 - Etnobotânica (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceito, Histórico e Relações interdisciplinares da etnobotânica (antropologia, ecologia humana, botânica econômica, etnobiologia/etnoecologia). Principais escolas de etnobotânica. Conhecimento botânico tradicional e florestas tropicais. Domesticação e outras formas de manejo (capoeiras, quintais, SAF´s). Plantas e suas categorias de uso; Plantas medicinais; madeira vs. produtos florestais não madeireiros; Extrativismo. Métodos qualitativos e quantitativos em etnobotânica. Populações tradicionais; biopirataria e direito de propriedade intelectual. Papel e ética do pesquisador em etnobotânica (autorizações, uso de informações, autoria de trabalhos, restituição das informações, e compensação). Etnobotânica aplicada: manejo, comercialização e conservação.

 

PGBIO0009 - Genética da Conservação (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Histórico da genética da conservação. Conceitos e propriedades de populações biológicas. Eventos históricos e atuais que afetam diversidade genética e sua distribução espacial. Introdução as ferramentas computacionais para as análises de dados moleculares coletados em nível intra-específico e inter-específico, e interpretação de padrões inferidos do ponto de vista da conservação. Desenho experimental e testes de hipóteses na genética da conservação. Conceitos de endogamia, exogamia, tamanho efetivo, fitness, e diversidade filogenética. Discussão de estudos do caso.

 

PGBIO0010 - Inventário da Biodiversidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A biodiversidade e a importância de seu inventário.Técnicas de inventário aplicadas a populações e comunidades naturais da Amazônia. Delineamento amostral; planejamento, coleta, organização, análise de dados e apresentação de resultados. Técnicas de coleta, preservação, conservação e identificação dos grupos taxonômicos (florísticos, faunísticos, micológicos, microbianos); manutenção de coleções.

 

PGBIO0011 - Manejo de Recursos Naturais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Critérios e indicadores ambientais visando à formação de uma visão multidisciplinar. Gerenciamento e administração florestal. Elaboração de Plano de Gestão, diagnóstico florestal, modelagem de florestas. Métodos para processos e manutenção ecológica do meio, planejamento e gerenciamento de recursos. Estratégias para o desenvolvimento sustentado. Gestão dos recursos florestais e sociedade. Monitoramento de áreas florestais, indicadores sociais e econômicos; indicadores para conservação dos núcleos de vida silvestre; indicadores de sustentabilidade em florestas naturais; monitoramento da fauna e de seus habitats em áreas florestadas. O manejo florestal no contexto do uso sustentável da biodiversidade.

 

PGBIO0012 - Microbiologia Aplicada (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aspectos fisiológicos e bioquímicos de microorganismos importantes para aplicações na área ambiental e industrial. Bioprospecção de microrganismos para uso na área ambiental e industrial. Aplicações na área ambiental: como indicadores de qualidade ambiental, em biorremediação e biolixiviação. Aplicações na área industrial: produção de enzimas, antibióticos, anti-neoplásicos, vermicidas, etc. Recursos genéticos microbianos e legislação sobre coleta e autorização para bioprospecção.

 

PGBIO0013 - Métodos Moleculares de Análise da Biodiversidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução aos diferentes tipos marcadores moleculares, suas propriedades e usos. Teoria de desenvolvimento de diferentes tipos de marcadores. Sequenciamento, edição, alinhamento, e organização de banco de dados. Genotipagem, edição, e organização de banco de dados. Análises de polimorfismo de DNA. Introdução a genética de populações e analises filogenéticas. O método de identificação de espécies por DNA Barcoding. Uso de GenBank e BOLD Systems - bancos de dados da biodiversidade online e bioinformática básica associada.

 

PGBIO0014 - Recuperação de Áreas Alteradas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Áreas alteradas: aspectos da alteração/degradação biológica e edáfica. Conceitos, importância econômica, social e ambiental da recuperação de áreas alteradas nos ecossistemas amazônicos. Tipos: restauração, recuperação, reflorestamentos, etc. Geomorfologia e recuperação de áreas alteradas. Processos de recuperação de áreas alteradas. A pedogênese no contexto de recuperação ambiental. Sistemas biológicos da recuperação/restauração ambiental. Recomposição de matas ciliares e corredores ecológicos: princípios, estratégias e práticas de revegetação. Avaliação e monitoramento de processos de recuperação de áreas degradadas. Uso da informática no planejamento e gestão do uso da terra.

 

PGBIO0015 - Sistemas Agroflorestais Amazônicos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Definição de sistemas agroflorestais e caracterização geral. Importância para a região amazônica. Classificação de sistemas agroflorestais. Vantagens e desvantagens dos sistemas agroflorestais. O papel dos Sistemas Agroflorestais na conservação dos solos. Algumas espécies para uso em sistemas agroflorestais e suas características silviculturais. Seleção e manejo de sistemas agroflorestais. Modelos de sistemas agroflorestais já testados. Cuidados no planejamento e implantação de sistemas agroflorestais. Experiências agroflorestais de sucesso na Amazônia Brasileira. Importância dos sistemas silvipastoris (SSPs) para região amazônica. Conceitos relacionados ao uso de SSPs. Implantação e avaliação de SSPs.

 

PGBIO0016 - Sistemática e Taxonomia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos de espécie, e ferramentas para identificação de espécies. Princípios, conceitos e nomenclatura em taxonomia e sistemática. Tipos de dados usados em sistemática e taxonomia. Conceito da homologia. Classificação histórica e sistemas utilizados. Métodos de análise filogenética baseados em parsimônia, máxima verosimilhanca e inferência Bayesiana. Testes de hipóteses usando arvores filogenéticas. Uso da sistemática em conservacão biológica.

 

PGBIO0017 - Tópicos Especiais em Biodiversidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Disciplina de frequência ocasional, de ementa e carga horária variável com no máximo de 60 horas (4 créditos), promovida pelo programa de pós-graduação, que se destina ao oferecimento de temas relevantes em biodiversidade, em nível avançado, ministrado por docentes do programa ou por professores convidados de outras instituições.

 

PGBIO0017 - Tópicos Especiais em Biodiversidade: Flóristica e Ecofisiologia de Briófitas. (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Características gerais das briófitas. Origem e classificação. Biodiversidade da flora de briófitas no Brasil e no mundo. Técnicas de coleta, identificação e herborização. Principais estudos da brioflora amazônica. Estudos ecológicos, distribuição e reprodução. Química e atividade biológica de briófitas. Ecofisiologia. Apresentação de artigos e elaboração de projetos de pesquisa briológica.

 

PGBIO0018 - Tópicos Especiais em Conservação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Disciplina de frequência ocasional, de ementa variável e carga horária variável com no máximo de 60 horas (4 créditos), promovida pelo programa de pós-graduação, que se destina ao oferecimento de temas relevantes em conservação, em nível avançado, ministrado por docentes do programa ou por professores convidados de outras instituições.

 

PGBIO0018 - Tópicos Especiais em Conservação: Filogeografia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O presente curso é destinado a estudantes que pretendam iniciar-se na análise filogeográfica, uma disciplina recente e focada nos processos de diferenciação genética de populações e especiação. As suas aplicações vão desde a genética da conservação até ao estudo da evolução das espécies e populações animais. O curso consistirá em aulas teóricas alternadas com aulas práticas de utilização de pacotes de software utilizados em análises filogeográficas.

 

PGBIO0019 - Bioinformática (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Histórico da Bioinformática. Algoritmos clássicos utilizados em Bioinformática. Métodos usuais na análise de macromoléculas. Estrutura e função dos genomas e mapeamento genômico. Montagem de genomas e análises iniciais (montagem de genoma,predição de genes, anotação). Métodos computacionais para análise de genomas, seqüências, construção de mapas físicos e análise de EST. Análises genômicas comparativas e evolução dos genomas. Projetos genoma concluídos e em andamento. Análise bioinformática e predição de estruturas protéicas. Determinação de domínios e função. Análise bioinformática de transcriptomas (micro e macroarranjos). Análise e pesquisa em redes metabólicas. Análise da estrutura-função de compostos farmacêuticos. Associação entre compostos/substâncias e alvos protéicos. Modelagem de sítios ativos e substâncias agonistas/antagonistas.

 

PGBIO0020 - Caracterização de Biomoléculas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Caracterização de biomoléculas utilizando as seguintes metodologias: Eletroforese e eletrofocalização; Cromatografia; Ultra-centrifugação; Sequenciamento: proteínas e DNA; Espectrometria: infra-vermelho, visível, ultra-violeta, massas, absorção atômica, dicroismo circular e ressonância magnética nuclear. Difração e fluorescência de RaioX.

 

PGBIO0021 - Cultivo de Células e Tecidos Animais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Desenvolvimento da tecnologia de células animais. Biologia da célula em cultura. Concepção e distribuição do laboratório. Normas de segurança e perigos biológicos. Ambiente de cultura: Substrato, Fase de Gás, Meio e Temperatura. Culturas primárias e linhagens celulares. Desenvolvimento de culturas primárias e suas condicionantes. Estabelecimento de linhagens celulares: imortalização espontânea e por transfecção. Técnicas de manutenção, quantificação e criopreservação de culturas de células. Detecção e prevenção de contaminações. Delineamento experimental. Culturas tridimensionais e sua aplicação em reconstrução de tecidos. Scalling-up de culturas de células animais e suas aplicações na produção de biofármacos recombinantes. Considerações científicas, biomédicas e éticas.

 

PGBIO0022 - Cultivo de Células e Tecidos Vegetais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Histórico e conceitos básico em cultura de tecidos, equipamentos, instalações e infraestrutura básica de Laboratório de Cultura de Tecidos. Meios de cultura primários, secundários, principais componentes orgânicos e inorgânicos e soluções estoques. Cultura de meristemas, micropropagação e aplicações práticas. Organogênese/embriogênese somática e a variação somaclonal. Cultura de embriões imaturos e aplicações práticas. Cultura de anteras/microsporos e aplicações práticas. Cultura em suspensão de células, protoplastos e seleção in vitro. Preservação e Intercâmbio de Germoplasma. Variação Somaclonal e Indução de Mutação. Florescimento e Fertilização In Vitro. Técnicas de cultura de tecidos aplicada à construção de plantas transgênicas.

 

PGBIO0023 - Engenharia Genética (6 créditos, 90 horas)

Ementa: História e perspectivas da engenharia genética. Principais instrumentos utilizados em engenharia genética: enzimas, vetores e hospedeiros. Construção de bibliotecas genômicas e de cDNA. Síntese química de DNA, PCR, mutagênese sítio dirigida e seqüenciamento de DNA. Estratégias utilizadas para clonagem de genes específicos. Expressão de genes em sistema heterólogos (transgênicos). Terapia genética. Exemplos de aplicação da engenharia genética na indústria. Normas de biossegurança para construção e uso de seres transgênicos. 

 

PGBIO0024 - Enzimologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: História. Atividade Enzimática. Estruturas e Mecanismos (especificidade, modelo chave-fechadura, modelo encaixe induzido, mecanismos). Cofatores e Coenzimas. Termodinâmica. Cinética. Inibição (inibição competitiva, inibição a competitiva ou incompetitiva, inibição não-competitiva, inibição mista). Usos de inativadores. Funções Biológicas. Controle da Atividade. Imobilização de enzimas. Envolvimento em Doenças. Nomenclatura. Aplicações

 

PGBIO0025 - Farmacologia de Produtos Naturais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecimento tradicional e a diversidade biológica. Metodologia de pesquisa. A legislação brasileira e a pesquisa de plantas medicinais. Acesso ao conhecimento tradicional. A etnofarmacologia como ferramenta na descoberta de produtos ativos. Estudos das diretrizes farmacológicos, imunológicos e toxicológicos pré-clínicos com plantas medicinais. Abordagens de métodos de estudo farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos de produtos bioativos. Legislação que regulamenta os testes farmacológicos, imunológicos, toxicológicos pré-clínicos e clínicos.

 

PGBIO0026 - Melhoramento Genético (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução ao Melhoramento Genético: Importância, objetivos, problemas, resultados atuais. Melhoramento genético de microrganismos. Mutação e recombinação em microrganismos. Seleção de microrganismos melhorados. A base genética e citogenética de melhoramento de plantas. Variação genotípica e variação fenotípica. Poliploidia, mutações, autoincompatibilidade. Esterilidade masculina. Fontes de material para o melhoramento. Variedades locais. Introdução de material de outras regiões. Centros de origem. Conservação de propágulos. Classificação das plantas segundo o modo de reprodução e sua relação com o melhoramento. Equilíbrio em populações de espécies vegetais e animais. Métodos de melhoramento de plantas autógamas, de plantas alógamas e de animais. Considerações gerais em vegetais: Seleção; Hibridação; método de pedigree; método de população; método de retrocruzamento; Hibridação múltipla e variedades multilinhas. O uso do vigor de híbrido. Seleção. Seleção recorrente. Testes de progênie e variedades sintéticas. Uso de vigor de híbrido. Melhoramento de plantas de propagação vegetativa. Cultura de células e tecidos no melhoramento genético vegetal.

 

PGBIO0027 - Métodos Avançados de Diagnóstico (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Princípios de métodos diagnósticos microbiológicos, imunológicos e moleculares de última geração. Discussão sobre métodos avançados para diagnóstico para doenças infecciosas e parasitárias, imunodeficiências e doenças auto-imunes. Aplicação de técnicas avançadas de diagnóstico: Automação em Microbiologia, Citometria de fluxo, PCR em tempo real, DNA Microarray, FISH, entre outras. Novas plataformas de análises ultra-sensíveis de biomoléculas e de células isoladas para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e no controle de diferentes síndromes clínicas.

 

PGBIO0028 - Nanobiotecnologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Histórico sobre nanociência. Conceitos de nanociência. Impactos da nanotecnologia na sociedade. Conceito de nanobiotecnologia. A natureza e exemplos de nanomaterias. Papel das diferentes áreas na nanotecnologia. Os produtos nanotecnológicos. Os produtos nanobiotecnológicos. Nanoparticulas magnéticas. Sínteses de nanopartículas magnéticas e aplicações. Nanotubos de carbono. Purificação de nanotubos de carbono. Funcionalização de nanotubos de carbono. Nanocápsulas e nanoesferas. Sistemas de nanoemcapsulamento de fármacos. Implantação Iônica. Filmes Finos.

 

PGBIO0029 - Purificação de Biomoléculas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução aos processos de separação e purificação. Destilação, partição, precipitação diferencial e cristaliazação. Centrifugação e ultra-centrifugação. Tecnologias de membranas. Técnicas cromatográficas e eletroforéticas. Separações bioseletivas.

 

PGBIO0030 - Química Biorgânica (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Metabolismo: diferenças entre metabolismo primário e secundário. A célula vegetal, suas organelas e os seus processos. Principais reações envolvidas em biossíntese. As grandes vias metabólicas (fotossíntese, glicólise, Ciclo de Calvin, ciclo de Hatch, etc.). Via do acetato: biossíntese de ácidos graxos, policetídeos, antraquinonas e macrolídeos. Via do chiquimato: fenilpropanóides, derivados do ácido benzóico, lignanas e ligninas, flavonóides e quinonas. Via do mevalonato/não mevalonato: terpenóides e esteróides. Alcalóides: alcalóides alifáticos e aromáticos. Metabólitos de biossíntese mista: flavonóides, alcalóides e outros.

 

PGBIO0031 - Tecnologia de Bioprocessos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Evolução da Biotecnologia. Controle analítico de matérias primas convencionais e não convencionais. Preparo e esterilização de meios. Preparo de inóculos. Quantificação da concentração celular, substrato (s) e produto (s) em meios de fermentação. Condução de um processo fermentativo em batelada e em sistema contínuo com células livres e imobilizadas. Levantamento de perfis cinéticos. Medida do coeficiente volumérico de transferência de oxigênio. Processos enzimáticos. Processos %u201Cdowstream%u201D. Escalonamento de bioprocessos.

 

PGBIO0032 - Tópicos Especiais em Biotecnologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Disciplina de frequência ocasional, de ementa variável e carga horária variável com no máximo de 60 horas (4 créditos), promovida pelo programa de pós-graduação, que se destina ao oferecimento de temas relevantes em biotecnologia, em nível avançado, ministrado por docentes do programa ou por professores convidados de outras instituições.

 

PGBIO0032 - Tópicos Especiais em Biotecnologia: Sistemas CRISPR-Cas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Histórico, estrutura e função: CRISPR como um sistema imune adaptativo de microrganismos; evidências experimentais. Classificação evolutiva dos sistemas CRISPR-Cas. Genes de bacteriófagos que inativam o sistema imune CRISPR/Cas bacteriano. Identificação e reconstrução de CRISPR-Cas a partir de dados metagenômicos. Estudos do sistema CRISPR-Cas in vitro. Edição genômica em células de mamíferos. Edição genômica terapêutica: perspectivas, desafios e questões éticas.

 

3. OPTATIVAS DE INTERESSE GERAL:

 

PGBIO0033 - Bioética e Biossegurança (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Percurso histórico da bioética e biossegurança, suas bases conceituais e o atual estágio de organização. Identificação e análise de situações geradoras em potencial de riscos biológicos. Situação de conflito ético e maneiras apropriadas de lidar com tais situações. Principais legislações, regulamentações e normas de biossegurança. Normas que visam estabelecer um padrão ético para as pesquisa científicas e serviços que utilizam as biotecnologias modernas.

 

PGBIO0034 - Empreendedorismo (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceito de empreendedorismo. Fundamentos cognitivos do empreendedorismo: criatividade e reconhecimento de oportunidades. Conhecimentos essenciais para montagem de empresa. Elaboração do plano de negócios. Procura de financiamento. Formato jurídico de novos empreendimentos. Marketing em uma nova empresa. Estratégia: planejamento para as vantagens competitivas. Propriedade Intelectual: proteção das novas idéias. Construindo equipe do novo empreendimento: recrutamento, motivação e manutenção dos funcionários realizadores. Operação da empresa visando um negócio duradouro. Estudo de casos.

 

PGBIO0035 - Estatística Experimental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Noções básicas de experimentação. Delineamentos experimentais: inteiramente ao acaso, blocos ao acaso e outros experimentos de tratamentos fatorial e parcelas subdivididas. Homocedasticidade, normalidade e transformações de dados. Comparações de médias pelos testes: Tukey, Duncam e Dunnett. Regressão e Covariância. Noções de estatística multivariada.

 

PGBIO0036 - Metodologia da Pesquisa Científica (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Ciência: definição, o método científico, contribuição para o desenvolvimento, fraudes e erros. Funções e atividades na ciência. Aperfeiçoamento do profissional científico. Importância da estatística na ciência. Tipos de documentos científicos (projetos, artigos científicos e revisões bibliográficas). Normas de redação científica. Uso da biblioteca, consulta eletrônica. Como apresentar trabalhos científicos.

 

PGBIO0037 - Propriedade Intelectual em Biotecnologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O percurso histórico-filosófico do conceito de propriedade. A propriedade industrial: patentes, marcas e desenho industrial. Patentes em biotecnologia, comparação da legislação de diferentes países. Proteção por direito de melhorias, legislação de proteção de cultivares. Exemplos de proteção intelectual concedidos na área biológica e de conflitos existentes.

 

PGBIO0038 - Redação Científica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina possui a proposta de apresentar e discutir as características essenciais à elaboração de publicações científicas. O foco principal é o conhecimento do perfil, formato e regras específicas dos periódicos da área de interesse de cada discente, assim como as abordagens metodológicas, os tipos de artigos, a forma de escrevê-los com rigor científico, os critérios dos editores e avaliadores ad hoc e a ética nas publicações científicas.