Doutorado BIO 01

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) pretende ofertar um curso de doutorado por meio de adesão ao Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-Bionorte). Para isso, vem fortalecendo sua infraestrutura, grupos de pesquisa e se preparando para credenciar professores junto à Rede Bionorte.

A Rede congrega mais de 20 instituições da Amazônia Legal, com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e desenvolver projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia. Anualmente, são ofertadas cerca de 100 vagas, distribuídas entre as instituições que compõem a Rede. O Programa de Pós-Graduação oferece duas áreas de concentração abrangendo três linhas de pesquisa, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

Os docentes da Unifesspa que tiverem seus nomes credenciados como orientadores no PPG-Bionorte terão cotas de vagas na orientação de doutorandos. De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof.ª Dra. Fernanda Carla Lima Ferreira, o objetivo da Unifesspa ao integrar a Rede Bionorte é fortalecer a pesquisa e inovação e atender à demanda de formação em nível de Pós-Doutorado no Sul e Sudeste do Pará e demais regiões de abrangência da Instituição.

Orientações para adesão

Na manhã de segunda-feira (20), a Unifesspa recebeu a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Bionorte, Eloisa Helena de Aguiar Andrade e o secretário o Programa, Oberdan Oliveira Ferreira. Acompanhados da pró-reitora Fernanda Carla, que estava no exercício da Reitoria, eles visitaram laboratórios e conheceram um pouco da infraestrutura oferecida pela Unifesspa.

Doutorado BIO 03

À tarde, reuniram-se com professores do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) da Unifesspa. Durante o encontro, os docentes puderam conhecer detalhes da organização e estrutura do Programa e receber orientações precisas sobre os procedimentos para o credenciamento junto à Rede Bionorte. Nos próximos 30 dias, a Unifesspa encaminhará à Coordenação do Programa a proposta de adesão. A expectativa é que a Unifesspa possa ofertar, em 2018, o curso de doutorado e formar um novo polo do Programa no Estado.

A coordenadora Eloisa Helena avaliou como positiva a visita à Unifesspa. Segundo ela, a Instituição tem plenas condições de integrar a rede. “A Unifesspa possui uma boa infraestrutura, laboratórios bem equipados, além de professores qualificados. Vemos na Universidade toda possibilidade para a criação de mais um polo no Pará”, avaliou.

Fonte:https://www.unifesspa.edu.br/index.php/noticias/1406-unifesspa-quer-ofertar-doutorado-em-biodiversidade-e-biotecnologia.