RETIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO CURICULUM VITAE

EDITAL PSS Nº 18/2021-PPG/CPG/UEMA - RETIFICADO

EDITAL PSS Nº 18/2021-PPG/CPG/UEMA

O ingresso no programa de doutorado ocorre mediante edital de seleção. O processo seletivo se dá pela avaliação de um projeto de pesquisa submetido pelo candidato com a defesa desse projeto para uma banca e avaliação de currículo.

O processo de seleção é realizado pelas Comissões Estaduais de Processo Seletivo e pela Comissão Geral de Processo Seletivo, indicadas para este fim, pelos Coordenadores Estaduais e pela Coordenadora Geral do PPG-BIONORTE.

ANTES DE INICIAR A INSCRIÇÃO, LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS CONTIDAS NO EDITAL Nº 18/2021-PPG/CPG/UEMA

1. ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

1.1 Identificar a área de concentração, a linha de pesquisa e o possível orientador habilitado com o qual deseja trabalhar (ver lista de vagas abertas no Anexo I). A busca pode ser realizada consultando o currículo lattes do orientador de escolha.

1.2 A lista de professores com vaga para orientar se encontra nos Anexos do edital. Importante procurar o orientador de interesse para discutir o Projeto de Pesquisa.

1.3 Para efetuar a inscrição no portal da Bionorte é necessário fazer o cadastro, caso o candidato já tenha feito o cadastro basta efetuar o login e escolher a opção Inscrições. Em seguida clique em Efetuar Inscrição;

1.4 No menu Seleção, siga a ordem abaixo:

  • Preencher todos os campos da Ficha de Inscrição. 
  • Identificar a área de concentração, a linha de pesquisa, a sublinha de pesquisa do Projeto de Tese e os dois possíveis orientadores habilitados (por ordem de preferência) com o qual deseja trabalhar (ver lista de disponibilidades de vagas/orientador). Os dois orientadores indicados precisam ser do mesmo Pólo (Pólo onde você está se inscrevendo) e ter a mesma linha de pesquisa.
  • A lista de professores com vaga para orientar se encontra no Anexo do edital. Procurar o orientador de interesse para discutir o Projeto de Pesquisa.
  • Na opção “Anexar Documentos” você deve anexar todos os documentos exigidos no item 5.7, alíneas “b” a “g” e “i”:
    • Anexar o comprovante do depósito de R$ 100,00 realizado no Banco do Brasil, Agência Nº 5750-9, Conta Corrente: 184-8, em nome da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD;
    • cópia da Carteira de Identidade e do CPF (Caso a cédula de identidade contenha o CPF, este item é dispensado);
    • Candidatos estrangeiros, anexar cópia do passaporte;
    • Anexar cópia dos históricos escolares e dos diplomas dos cursos de graduação e do mestrado, com os devidos registros;
    • Anexar cópia do comprovante de quitação eleitoral;
    • Anexar Curriculum vitae modelo Lattes em pdf, com produção a partir de 2013;
    • Anexar o Projeto de Tese
  • Na opção “Ficha de Pontuação do CV”, verifique as instruções contidas na parte superior da ficha.
  • Preencher a Ficha de Pontuação do Curriculum Vitae, selecionando o ícone correspondente na coluna “Anexar”.
  • Anexar os comprovantes dos documentos indicados na Ficha de Pontuação do Curriculum vitae no sistema (formato PDF), selecionando a opção “Adicionar”. Você deve anexar, cada documento de acordo com o indicado na Ficha de Pontuação, identificando na parte de “Observações” o nome do documento especificado na descrição dos itens do currículo (acrescentando letras ao final no caso de mais de um documento do mesmo item). Por exemplo: Declaração Curso de Aperfeiçoamento, Primeiro Autor Artigo QualisA4-a, Primeiro Autor Artigo QualisA4-b, etc.
  • Caso o documento seja anexado no local errado, não será computado.
  • Anexar as copias em PDF dos Artigos (observar a descrição dos subitens do item 3.2) devendo pelo menos um dos artigos ser Qualis B3, ou superior. A classificação Qualis adotada pode ser consultada no site <www.bionorte.org.br> na aba “Documentos”, item “CAPES Biotecnologia”, arquivo “Planilha de Classificação Qualis-Único” (disponível em https://bionorte.org.br/documentos/capes.html);
  • Ao terminar de preencher e anexar todos os documentos, verifique em “Minhas Inscrições” se na coluna “Arquivos Não Anexados” aparece ainda algum aviso. Caso positivo, vá no ícone correspondente e insira o mesmo.

1.5 A Proposta do Projeto de Tese deve ser elaborada pelo candidato, com adequação às áreas de Biotecnologia e Biodiversidade, a linha de pesquisa do PPG-BIONORTE a qual se candidata, e a sublinha de pesquisa do orientador de interesse.

O projeto deverá ser elaborado segundo Roteiro especificado no Anexo do Edital.

1.6 A inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, através do site www.bionorte.org.br

1.7 Após efetuada a Inscrição pelo site, o Formulário de Inscrição em PDF (obtido a partir da opção imprimir inscrição no menu opções) e toda a documentação anexada (citada no item 5.7 alíneas “a” a “i”, com os arquivos identificados individualmente e nominados de acordo com a denominação especificada na descrição dos itens) deverão ser enviadas para o e-mail da Secretaria Geral do PPG-BIONORTE <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> e da Secretaria Estadual (do orientador de interesse) até o ultimo dia do prazo de inscrição. Além da ficha de pontuação do currículo (item h), deverão também ser enviados os documentos referentes à comprovação do mesmo, ordenados conforme os itens correspondentes na Ficha de Pontuação (como inserido no sistema). Não haverá entrega de documentação impressa.

2. DADOS GERAIS:

2.1 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso de doutorado do PPG-BIONORTE será oferecido nas seguintes Áreas de concentração e Linhas de pesquisa:

Área de Concentração 1: Biodiversidade e Conservação

- Linha de Pesquisa 1.1: Conhecimento da Biodiversidade

- Linha de Pesquisa 1.2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade

Área de Concentração 2: Biotecnologia

- Linha de Pesquisa 2.1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos

2.2 CLIENTELA

  • Portadores de Diploma de Mestrado em curso ou Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES ou convalidado por Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES, de acordo com as normas legais.
  • Portadores de diploma de graduação, com comprovada produção científica, conforme descrito no subitem 5.3 deste Edital.
  • Candidatos estrangeiros portadores de diploma de Mestrado em instituição de ensino superior, comprovadamente reconhecida pelas autoridades oficiais do respectivo país.

3. CRONOGRAMA

O período de inscrição para este processo de seleção será de 04/10/2021 a 03/11/2021.

4. CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação será determinada pelo somatório da pontuação (nota) obtida no Curriculum Vitae (Resultado da Etapa 1) com a Nota obtida no projeto de tese (Resultado da Etapa 2). Em caso de empate, serão considerados, no primeiro momento, as médias de Fator de Impacto (conforme JCR) dos artigos publicados e, persistindo o empate, o número de publicações classificadas no Qualis da CAPES.


O resultado final da seleção, com a lista de todos os candidatos aprovados, respeitando-se o número de vagas atribuídas no presente Edital será divulgado, conforme item 8, na Secretaria Estadual do PPG-BIONORTE de cada estado e no endereço eletrônico <www.bionorte.org.br>.


Não serão prestadas informações sobre o resultado do processo seletivo por telefone. A pontuação final somente poderá ser visualizada pelo candidato em sua área, no Portal, ao final do processo de seleção.

5. MODELOS

6. QUADRO DE VAGAS DOS DOCENTES

Clique aqui para ver o quadro com a disponibilidade de vagas dos docentes para o edital Nº 18/2021-PPG/CPG/UEMA

7. INSCRIÇÕES

Não tenho conta na Bionorte

Já tenho conta na Bionorte