Para fortalecer os laços de cooperação entre as instituições participantes da Rede Bionorte constituída pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e pelas Universidades Federais do Pará (UFPA), do Amazonas (UFAM) e do Oeste do Pará (Ufopa), foi realizado o “Evento de Fortalecimento do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte”, nos dias 28 e 29 de outubro, no auditório anexo à Unidade Amazônia da Ufopa, em Santarém-PA.

O evento discutiu as produções científicas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte). No primeiro dia, foram realizadas palestras que tiveram como foco as atividades em Biotecnologia produzidas na região oeste do Pará. Os temas foram “Biotecnologias para a Amazônia”, com o professor Spartaco Astolfo Filho, da UFAM; “As pesquisas com óleos essências – Processos biotecnológicos e aplicações”, ministrada pela docente Rosa Mourão, da Ufopa; e “Os avanços na pesquisa em Neurociência no Estado do Pará”, com o professor José Luis Nascimento, da UFPA.

Apresentações - Ainda no mesmo dia, foram apresentadas as pesquisas “Desafios para unificação e disponibilização de informações sobre o potencial biotecnológico da diversidade Amazônica - Banco de Dados da Rede Bionorte”, pelas professoras Sandra Zanotto e Fatima Bigi, da UFAM; “A valorização da Biodiversidade e o uso dos resultados de pesquisa em bionegócios”, com o docente Antônio do Socorro Pinheiro, da Ufopa, e “Genética e Biodiversidade do Oeste do Pará”, explicada pelo professor da Ufopa Luis Reginaldo Rodrigues.

Fortalecimento - A mesa-redonda “O fortalecimento da Rede Bionorte no Estado do Pará” ocorreu nesta quinta-feira, 29, e teve a participação de representantes da Ufopa, do MPEG, da UFPA, da UFAM e da Embrapa-Santarém. Houve, ainda, o “Planejamento de estratégia para o fortalecimento do Polo Pará e estruturação de projeto de pesquisa conjunto”, que contou com a participação de pesquisadores, docentes e discentes da Rede Bionorte do PPGBionorte/ Pará.

A Rede Bionorte – Instaurada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Rede Bionorte congrega instituições de ensino superior e institutos de pesquisa da Amazônia Legal que trabalham para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em inovação, com foco em biodiversidade e biotecnologia.

Desde 2012, conta com o PPGBionorte, que objetiva formar recursos humanos com nível de doutorado para a Amazônia. No Pará, o Museu Emilio Goeldi é o coordenador das atividades do programa, que conta com 43 discentes e 29 docentes oriundos de diversas instituições, como do próprio MPEG, além da UFPA, da Ufopa, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA